Tanto o eMule Plus, como o eMule Plus koizo, a versão que nos interessa, têm alguns problemas em funcionar a 100% no Windows 98 e no Windows Me.

Este é um bug do Plus que ainda ninguém conseguiu encontrar solução, não se limita à última versão tendo aparecido já em versões anteriores, deve por isso ser algo externo que interfere com o seu funcionamento.

O problema mais comum é o de não aparecerem as janelas do Servidor, Transferências, Mensagens, IRC e Estatísticas. As janelas Partilha e Preferências, costumam aparecer. Quando este problema se manifesta não é possível fazer ligação ao servidor e deste modo não se pode fazer uploads nem downloads. A resolução do problema pode passar por seguir estas indicações:

  1. Fazer o backup dos ficheiros cryptkey.dat, userhash.dat, e preferences.dat. Ou melhor ainda, fazer um backup do directório do koizo e todo o seu conteúdo (por exemplo: c:\emule)
  2. Fazer uma instalação de raiz, sem configurar nada, sair e voltar a entrar. Verificar se o problema continua.
  3. Configurar os directórios temp e incoming, reiniciar e verificar se o problema continua.
    Só depois copiar o directório config (com o emule desligado e se não tiver havido nenhum problema), reiniciar e verificar se o problema continua.
  4. Diminuir o número de ficheiros em partilha, por exemplo retirando alguns directórios da partilha, testar com apenas cerca de 50 ficheiros. Reiniciar e verificar se o problema continua. Este passo pode ter de ser repetido várias vezes.
  5. Fechar o emule, ir ao c:\emule\config, retirar o ficheiro known.met do directório config para fora do directório e subdir do emule. Ao reiniciar o emule, ele vai fazer o hashing de tudo novamente, não interromper. No final, fechar o emule e voltar a entrar.
  6. Voltar a configurar os directórios temp e incoming, tendo em atenção que de que deve começar com um número baixo de ficheiros/directórios na partilha e então ir aumentando progressivamente. Outra alternativa é meter todos os directórios/ficheiros e ir tirando. Como sempre, reiniciar e verificar se o problema continua.
  7. Por último, segundo os autores do eMule Plus (base do koizo), para resolver este problema basta ir à configuração, página Janela e desactivar a opção Mostrar ícones de tipo de ficheiro.